Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: uma Análise de rede sobre as teses publicadas no Brasil

  • Carlos Eduardo Rosas de Toledo CEFET - RJ
  • Márcia Bengio de Albuquerque CEFE - RJ
  • Alvaro Chrispino CEFET - RJ
  • Bruno Stefoni Böck CEFET - RJ
Palavras-chave: Orbital, Ensino e Educação, Palavras-chave, Teses

Resumo

Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na área de Ensino e Educação vêm crescendo no Brasil. Com o aumento do número de pesquisas, muitos trabalhos começam a buscar o seu Estado da Arte. Esse trabalho procura entender as relações entre as palavras-chave utilizadas em todas as Teses publicadas no Brasil desde 1992 até 2014. Com o auxílio da Teoria de Grafos, foi realizada a modelagem do Orbital de Palavras-chave, cujo objetivo é saber quais temas estão mais próximos de CTS. Essa é uma metodologia desenvolvida pelo Grupo CTS e Educação do CEFET/ RJ - Brasil, na qual as palavras-chave são dispostas como “orbitando” ao redor de um núcleo CTS (palavra-chave comum em quase todos os trabalhos). Através desse mapeamento, procurou-se entender quais os caminhos trilhados pelo CTS no Brasil e suas relações com outras temáticas na área e, dessa forma, contribuir para que futuros trabalhos na área possuam relações mais assertivas para as buscas em suas temáticas.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Toledo, C. E. R. de, Albuquerque, M. B. de, Chrispino, A., & Böck, B. S. (2016). Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: uma Análise de rede sobre as teses publicadas no Brasil. Indagatio Didactica, 8(1), 1367-1383. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.7179
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos