Abordagem CTS integrada ao currículo: uma experiência no nono ano do Ensino Fundamental

  • Silvia Regina Darronqui Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Awdry Feisser Miquelin UTFPR; PPGECT; PPGFCET
Palavras-chave: Problematização, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Tecnologias, CTS, Contextualização

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa teórico-prática sobre a problematização de tecnologias, realizada numa abordagem CTS no ensino-aprendizagem de Ciências. O problema foi: a problematização das tecnologias, realizada numa abordagem CTS, pode facilitar a relação dos conteúdos previstos no currículo com as vivências dos estudantes? Esta investigação desenvolveu-se com aproximadamente 120 alunos de nono ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de Curitiba – PR – Brasil. Diferente dos parâmetros tradicionais, a metodologia problematizadora desta investigação visava propiciar uma nova dinâmica às aulas de Ciências. Utilizou-se os momentos pedagógicos (Delizoicov, 2008) para abordar o conteúdo previsto no currículo e as tecnologias, problematizando e contextualizando-as às vivências dos estudantes. A pesquisa fundamentou-se em Freire (1989) para uma possível leitura crítica das tecnologias, respaldando-se em referenciais como Postman (1994), Vicente (2005), Pacey (1990) e Bazzo (2011), que trabalham com conceitos como diálogo-problematizador, análise das relações tecnológicas e sociedade. Os dados foram coletados mediante questionários aplicados antes e depois da intervenção; diário de campo e
transcrições de 85 aulas gravadas em áudio. Alguns resultados: 51% dos estudantes concordaram que estudar Ciências com tecnologias foi importante para seu aprendizado; 75% afirmaram que promover discussões sobre as tecnologias na escola é proveitoso para sociedade; 58% perceberam as tecnologias de forma diferente pós as aulas de Ciências; 92% concordaram que as tecnologias são recursos que podem auxiliar no estudo e na aprendizagem de Ciências. Conclui-se que a metodologia problematizadora das tecnologias facilitou a relação dos conteúdos previstos no currículo com as vivências dos estudantes.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Darronqui, S. R., & Miquelin, A. F. (2016). Abordagem CTS integrada ao currículo: uma experiência no nono ano do Ensino Fundamental. Indagatio Didactica, 8(1), 1354-1366. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.7137
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos