A Revista Ciência Hoje das Crianças no contexto da abordagem CTSA

  • Sabrine Lino Pinto Instituto Federal do Espírito Santo
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Abordagem CTSA, horta medicinal, revista Ciência Hoje das Crianças

Resumo

A abordagem CTSA tem sido discutida nas disciplinas de ciências no intuito de formar nos alunos uma consciência crítica da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente. Nessa perspectiva, este estudo foi realizado durante o acompanhamento de uma proposta pedagógica, cujo objetivo foi discutir conceitos científicos acerca das plantas medicinais com alunos do ensino fundamental a partir do trabalho com uma horta medicinal e do estudo de artigos da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) relacionados ao assunto. O objetivo da presente investigação foi descrever alguns aspectos da proposta pedagógica e, sobretudo, analisar, à luz da abordagem CTSA, os artigos da revista CHC que foram utilizados na referida proposta. Teve como procedimento metodológico a pesquisa documental e a análise do discurso. A partir das amostras estudadas, concluiu-se que a revista CHC, como suporte paradidático, se apresenta como um material de apoio aos estudos com abordagem CTSA.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Pinto, S. L., & Sgarbi, A. D. (2016). A Revista Ciência Hoje das Crianças no contexto da abordagem CTSA. Indagatio Didactica, 8(1), 1311-1321. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.6871
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos