Como abordar questões sociocientíficas na sala de aula: a estratégia didática de cinco fases para o ensino de ciências

  • Dália Melissa Conrado Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados / INCT-INTREE, Universidade Federal da Bahia
  • Nei Nunes-Neto Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados / INCT-INTREE, Universidade Federal da Bahia
  • Charbel El-Hani INCT-INTREE, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: metodologias participativas, educação CTSA, método de ensino, letramento científico crítico, educação científica

Resumo

Na literatura, vários trabalhos têm relatado dificuldades para implementar modelos teóricos de ensino relacionados à educação baseada em questões sociocientíficas (QSC). Neste trabalho teórico, apresentamos e discutimos uma estratégia que facilita a implementação das QSC em salas de aula, com base nos trabalhos de Hodson e Hunter. Essa estratégia possui cinco fases (preparo, modelagem, prática guiada, prática independente, síntese), com diferentes papéis para estudantes e professores, considerando as condições locais e dos atores sociais envolvidos na situação didática. A adoção dessa estratégia no planejamento e na prática pedagógica pode auxiliar o professor na superação das principais dificuldades indicadas na literatura sobre o uso de QSC, sobretudo no contexto latino-americano.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-22
Como Citar
Conrado, D., Nunes-Neto, N., & El-Hani, C. (2019). Como abordar questões sociocientíficas na sala de aula: a estratégia didática de cinco fases para o ensino de ciências. Indagatio Didactica, 11(2), 915-928. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6856
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática