Abordagem de temas do currículo de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / Pensamento Crítico
Resumo
A multiplicidade de desafios que o planeta Terra enfrenta tem acentuado o papel da educação na promoção de competências para uma cidadania mais sustentável. Neste quaro e dando continuidade a esforços predecessores, os objetivos para o desenvolvimento sustentável consignados na Agenda 2030 (ONU, 2015a) sublinham a ideia de que todas instituições escolares podem e devem considerar como seu o comprometimento de trabalhar intensamente com questões de desenvolvimento sustentável e promover o desenvolvimento de competências de sustentabilidade. Nesta conjuntura, o ensino das ciências não pode alhear-se da sua responsabilidade em contribuir para a concretização dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Ao invés, as aulas de ciências devem ser potenciadas sinergias a favor da formação dos alunos enquanto cidadãos capazes de tomar decisões informadas e adotar ações responsáveis para assegurar a integridade ambiental, a viabilidade económica e uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Tal implica o desenvolvimento de práticas de ensino das ciências que fomentem múltiplas oportunidades para os alunos construírem e mobilizarem conhecimentos científicos, capacidades, valores e atitudes na tomada de decisão e na resolução de problemas de formas que suportem e sustentem sociedades mais sustentáveis. Neste artigo foca-se um estudo realizado com o propósito de averiguar das potencialidades e constrangimentos na abordagem de temas do currículo de ciências do quinto ano de escolaridade relacionados com a água potável e com o uso do solo e agricultura sustentável, num quadro EDS com orientação CTS/PC. Explicitam-se referenciais teóricos, bem como opções metodológicas tomadas. Apresentam-se resultados e conclusões que sustentam.
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