Educação CTS e sustentabilidade: uma experiência em aulas de Ciências

  • Laryssa Câmara Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josivânia Marisa Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Julyana Cardoso Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Ensino de ciências, sustentabilidade, CTS

Resumo

Este estudo apresenta o recorte de uma pesquisa desenvolvida durante o mestrado acadêmico do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Este é um estudo preliminar, de caráter descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa, que assenta na análise dos conteúdos do questionário. O tema social e problematizador: “O lixo do meu bairro” foi o ponto de partida para a promoção da educação para a sustentabilidade para alunos da educação básica, notadamente alunos do 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola da rede pública do município de Natal - Rio Grande do Norte. Neste artigo iremos nos deter a análise do questionário que foi usado como instrumento de coleta de dados, que teve como objetivo: Conhecer as percepções dos alunos sobre a temática “lixo e meio ambiente” e posteriormente elaborar e aplicar a sequência de atividades. Durante a análise dos questionários, observamos a falta de interesse dos estudantes quanto aos assuntos relacionados ao Meio Ambiente. De uma forma geral, chegamos a conclusão da necessidade de se trabalhar assuntos relacionados ao Meio Ambiente em sala de aula, implementando práticas pedagógicas ainda muito cedo, com o intuito de instigar o aluno a desenvolver uma consciência ambiental e ter atitudes responsáveis com relação ao seu meio, tendo a escola a responsabilidade de dar suporte para a prática de uma educação sustentável de qualidade.

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Publicado
2019-10-22
Como Citar
Vasconcelos, L., Dantas, J., & Carvalho, J. (2019). Educação CTS e sustentabilidade: uma experiência em aulas de Ciências. Indagatio Didactica, 11(2), 881-894. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6841
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática