Educação em Ciências com Orientação CTS: Revisão de estudos no Ensino Básico em Portugal

  • Joana Oliveira Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • Rui Marques Vieira CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-0610-6896
Palavras-chave: Educação em Ciência, Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS), Ensino Básico

Resumo

Um dos principais desafios da sociedade atual passa por uma educação de todos os cidadãos que os torne capazes de intervir de forma crítica, fundamentada e responsável na resolução de problemas do dia a dia e de participar no mundo em constante mudança. Para esse efeito, alguns investigadores têm alertado para a importância e para a necessidade de uma Educação em Ciências desde os primeiros anos, norteada pela orientação Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS). Esta proposta perspetiva uma visão holística das ciências e privilegia, entre outras, as questões do quotidiano. Neste contexto, surgiu uma investigação do tipo integrativo realizada a 20 estudos sobre a qual recai o presente artigo. Para que fosse possível cumprir a finalidade de sintetizar e definir o status atual da investigação, a nível nacional, no âmbito da Educação em Ciências com orientação CTS, foi feita uma pesquisa minuciosa nos repositórios de algumas Instituições de Ensino Superior de Portugal. Dessa pesquisa resultaram alguns estudos que foram analisados criteriosamente e que permitiram criar um corpus documental onde estão compiladas estratégias e recursos didáticos passíveis de serem implementados em sala de aula. Apesar do ainda reduzido número de investigações nesta área, é claramente percetível a unanimidade entre todas elas no que se refere à importância da orientação CTS no Ensino das Ciências por, entre outros, privilegiar um ensino contextualizado.

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Publicado
2019-10-22
Como Citar
Oliveira, J., & Vieira, R. (2019). Educação em Ciências com Orientação CTS: Revisão de estudos no Ensino Básico em Portugal. Indagatio Didactica, 11(2), 863-880. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6832
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática