Aprender a pensar y actuar como científicos: juegos cooperativos en educación primaria

Palavras-chave: alfabetização científica, jogos sérios, natureza da ciência, formação de professores, educação primária

Resumo

Educar cidadãos cientif icamente alfabeti zados é o eterno objetivo da educação científica, e especialmente da orientação CTS. Um componente essencial (e difícil) desse objetivo é aprender como a ciência funciona, isto é, aprender a pensar e agir como cientistas. Este estudo apresenta uma experiência de orientação CTS para inovar a formação inicial de professores e do ensino de ciências no ensino primário através de jogos cooperativos, que tem como objetivo ensinar sobre a atividade científica, usando o pensamento científico e crítico para resolver problemas científicos e também da vida cotidiana. A experiência se baseia em jogo de dados, para prever o conteúdo da face oculta de um dado com base nas observações e regularidades identificados nas outras visíveis e tão caro que apenas são permitidas as respostas acompanhadas por prova ou evidência. Os professores prepararam os materiais de ensino para aplicações de sala de aula, coletaram os produtos das atividades e refletiram sobre sua experiência inovadora. Os resultados obtidos mostram que os alunos assumem as regras do jogo e atingem a aprendizagem proposto. A maioria dos estudantes produziu argumentos de qualidade e justificativas para as soluções obtidas para o problema, e alguns produtos tangíveis elaborados são discutidos. Os professores também valorizam positivamente experiência, pela satisfação e envolvimento dos alunos na sua realização, a metodologia cooperativa e brincalhão que se revelou muito produtiva para a reflexão e para que lhes permita desenvolver significativamente um tema difícil e esquecido do currículo que não requer aprendizagem prévia.

Publicado
2019-10-22
Como Citar
Vázquez-Alonso, Ángel, Manassero-Mas, M.-A., & Roig, A. (2019). Aprender a pensar y actuar como científicos: juegos cooperativos en educación primaria. Indagatio Didactica, 11(2), 821-842. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6790
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática