Lixo eletrônico como tema CTS: estudo exploratório sobre compreensão dos estudantes

  • Nília Oliveira Santos Lacerda Universidade de Brasília; Universidade Estadual de Goiás
  • Eloisa Assunção de Melo Lopes Universidade de Brasília
  • Wellignton Pereira de Queirós Universidade Estadual de Goiás; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ciência Tecnologia Sociedade, lixo eletrônico, Ensino Ciências

Resumo

A dinâmica do progresso científico-tecnológico provoca transformações na sociedade contemporânea, demandando novas posturas ao pensar os processos educativos. Nessa perspectiva, há uma série de estudos voltados para a área de ensino de ciências que defendem a incorporação de uma educação que integre discussões sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) que, para Santos e Mortimer (2002), tem como objetivo desenvolver a alfabetização científica e tecnológica e ajudar na construção de conhecimentos e tomada de decisões responsáveis sobre questões CTS. O objetivo dessa pesquisa foi identificar elementos que caracterizam a educação CTS por meio do desenvolvimento de uma proposta, cujo tema foi lixo eletrônico. Para tanto, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa do tipo participante, que supõe o contato
direto e prolongado do pesquisador com o ambiente ou situação investigada. O trabalho foi desenvolvido em 4 momentos diferentes, sendo os dois primeiros motivos de análise nesse trabalho. Participaram 23 estudantes do 2º período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Anápolis, Goiás, Brasil, na disciplina Química Fundamental II, no segundo semestre de 2015. Para análise dos dados utilizamos os três propósitos educacionais de Strieder (2012): (i) Racionalidade Científica, (ii) Desenvolvimento Tecnológico e (iii) Participação Social, na perspectiva do desenvolvimento de compromissos sociais. Os Resultados apontam que inicialmente os estudantes apresentaram uma visão sobre lixo eletrônico menos crítica e, a partir da educação CTS, vão evoluindo durante o processo para uma fase intermediária de questionamentos, apresentando sinalizações para uma abordagem mais crítica de compromisso social.

Publicado
2016-07-05
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos