Análise de potencialidades e desafios de uma sequência didática CTS com enfoque investigativo para o ensino de química: tema sociocientífico “água- medição de pH”

  • Maria do Carmo de Castro E.E. Dr. Rui Rodrigues Dória, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Pedro Miranda Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Palavras-chave: Abordagem CTS, Abordagem Investigativa, Ensino de Química

Resumo

Esse trabalho tem por objetivos analisar potencialidades e desafios de uma sequência didática (SD) elaborada sob a perspectiva CTS (Ciência–Tecnologia-Sociedade) com enfoque investigativo para o ensino de Química na educação básica, utilizando o tema sociocientífico Água – medição de pH. A SD foi aplicada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual pública localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, utilizando-se do método da pesquisa-ação. Os dados da pesquisa, coletados por meio de observação participante, registro em caderno de campo, produção dos estudantes e questionários, foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Como potencialidades da SD para o ensino de química, destacam-se o aumento de interesse e motivação dos alunos durante as aulas e a conscientização ambiental. Como desafios destacam-se a escassa disponibilidade de tempo do professor da escola pública sobrecarregado de aulas, comprometendo o planejamento criterioso de atividades desta natureza e a superação da falta de conhecimentos prévios e da deficiência na capacidade leitora e escritora dos alunos, decorrentes de uma educação básica pouco valorizada na sociedade e carente de investimentos públicos.

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Publicado
2019-10-22
Como Citar
de Castro, M., & Junior, P. (2019). Análise de potencialidades e desafios de uma sequência didática CTS com enfoque investigativo para o ensino de química: tema sociocientífico “água- medição de pH”. Indagatio Didactica, 11(2), 809-820. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6691
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática