Perspectivas para a educação científica: o que dizem especialistas da área de ensino de ciências

  • Luciana Maria Lunardi Campos Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência, Universidade Estadual Paulista https://orcid.org/0000-0003-3258-0444
  • Elisangela Matias Miranda Universidade Federal da Grande Dourados
  • Alessandra Miguel Kapp Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Renato Eugênio da Silva Diniz Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência, Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Educação Crítica, Concepção, Especialistas, Metodologia Delphi

Resumo

A educação científica e crítica, utilizada como perspectiva teórica do presente trabalho, pauta-se na inserção de uma abordagem de ensino de ciências mais reflexiva e contextualizada. Essa abordagem integra os principais impactos da ciência bem como a resolução de problemas socioambientais e a tomada de decisão responsável. Desta forma, a educação científica voltada para a formação cidadã contribui para que o sujeito atue de modo significativo dentro e fora dos espaços escolares. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação científica de um grupo de especialistas, que trabalham com a temática estudada neste trabalho. O painel de especialistas selecionados participou do estudo Delphi. O método Delphi, utilizado como recurso metodológico, foi constituído por sequências de questionários enviadas por e-mail a todos os participantes do estudo. A cada rodada do questionário, as respostas dos especialistas foram sistematizadas e analisadas. Posteriormente, essas respostas foram reformuladas e enviadas novamente aos participantes, buscando assim, encontrar elementos consensuais entre eles. A partir da análise de conteúdo, identificou-se três categorias referentes a educação científica e crítica. São elas: I) função da educação científica crítica; II) natureza da ciência e III) aspectos metodológicos. Dentre categorias destacadas a mais recorrente foi a função da educação científica e crítica. Assim, os elementos identificados, pelos especialistas, abrem espaços para o desenvolvimento de ações transformadoras no espaço escolar que buscam integrar efetivamente as ciências da natureza com as ciências sociais, reconhecendo assim, a influência de aspectos sociológicos e filosóficos na própria compreensão da natureza da ciência.

Publicado
2019-10-22
Como Citar
Campos, L., Miranda, E., Kapp, A., & Diniz, R. (2019). Perspectivas para a educação científica: o que dizem especialistas da área de ensino de ciências. Indagatio Didactica, 11(2), 771-786. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6685
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática