O uso de experimentos em Química com abordagem CTS na compreensão da problemática ambiental

  • Luclécia Dias Nunes Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas – LEQUAL, CEPAE/UFG
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas – LEQUAL/UFG
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas – LEQUAL/UFG
Palavras-chave: Engajamento, problemática ambiental, Feiras de Ciências

Resumo

Feiras de Ciências são comumente realizadas em escolas de ensino básico buscando inserir os estudantes em uma perspectiva didática mais ativa. Em 2017, o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, escola vinculada à Universidade Federal de Goiás, realizou sua primeira Feira de Ciências. Na disciplina de Ciências, o trabalho desenvolvido com as turmas de 9º ano direcionou a realização de experimentos para o estabelecimento de relações entre a problemática ambiental e as questões de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para o contexto investigativo desse movimento, utilou-se o estudo de caso e, como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas a observação participante da professor/pesquisadora, o registro em diário de campo e registros fotográficos. Para o presente artigo, deu-se enfoque às apresentações de quatro grupos que apresentaram experimentos com foco em produção de energia, reciclagem e impactos ambientais gerados pela produção de bens de consumo. Na perspectiva do ensino e aprendizagem, evidenciou-se o engajamento dos alunos, tanto comportamental quanto emocional e cognitivo, além de observar-se a estruturação de um processo de significação a partir das etapas de planejamento, organização e realização dos experimentos. Considerando a análise realizada, as Feiras de Ciências se configuram como possibilidades didáticas interessantes para a discussão e reflexão sobre o papel do ser humano como agente de interferência no equilíbrio ambiental tendo como recorte o desenvolvimento das tecnologias disponíveis na sociedade atual.

Publicado
2019-10-22
Como Citar
Nunes, L., Soares, M., & Mesquita, N. (2019). O uso de experimentos em Química com abordagem CTS na compreensão da problemática ambiental. Indagatio Didactica, 11(2), 737-750. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6679
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática