O uso de experimentos em Química com abordagem CTS na compreensão da problemática ambiental
Resumo
Feiras de Ciências são comumente realizadas em escolas de ensino básico buscando inserir os estudantes em uma perspectiva didática mais ativa. Em 2017, o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, escola vinculada à Universidade Federal de Goiás, realizou sua primeira Feira de Ciências. Na disciplina de Ciências, o trabalho desenvolvido com as turmas de 9º ano direcionou a realização de experimentos para o estabelecimento de relações entre a problemática ambiental e as questões de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para o contexto investigativo desse movimento, utilou-se o estudo de caso e, como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas a observação participante da professor/pesquisadora, o registro em diário de campo e registros fotográficos. Para o presente artigo, deu-se enfoque às apresentações de quatro grupos que apresentaram experimentos com foco em produção de energia, reciclagem e impactos ambientais gerados pela produção de bens de consumo. Na perspectiva do ensino e aprendizagem, evidenciou-se o engajamento dos alunos, tanto comportamental quanto emocional e cognitivo, além de observar-se a estruturação de um processo de significação a partir das etapas de planejamento, organização e realização dos experimentos. Considerando a análise realizada, as Feiras de Ciências se configuram como possibilidades didáticas interessantes para a discussão e reflexão sobre o papel do ser humano como agente de interferência no equilíbrio ambiental tendo como recorte o desenvolvimento das tecnologias disponíveis na sociedade atual.
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