Defensivos: reflexões tecnocientíficas por meio de uma abordagem CTS

  • Ana Paula de Carvalho Silveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
  • Márcia Adriana Maroun Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
  • Samuel Mariosa Gumieri Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
  • Heleonora de Paula Belmino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
  • Álvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
Palavras-chave: CTS, PIEARCTS, Educação Básica, Defensivos Agrícolas, Bem-estar social

Resumo

A crescente preocupação pela qualidade de vida e pelo futuro chama a atenção de professores para a grande responsabilidade sobre a função social do ensino e da educação. A escola, por sua vez, tem a grande função em evidenciar os valores da sociedade e promover ao estudante condições para contribuir de forma mais consciente e mais crítica frente aos acontecimentos tecnocientíficos. O presente trabalho tem como finalidade apresentar e avaliar os resultados comparativos de uma pesquisa realizada entre alunos de três escolas de município do estado do Rio de Janeiro, com alunos do 9º ano da rede municipal e alunos da primeira série do ensino médio das redes estadual e privada, totalizando assim, 68 alunos entrevistados. A metodologia utilizada foi o uso da técnica de controvérsia controlada abordando como tema central de discussão o uso de Defensivos Agrícolas e Naturais, uma vez que essa região é conhecida como grande produtora de verduras e legumes abastecendo várias cidades do Estado. As questões utilizadas foram retiradas do Questionário de Opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (COCTS) do Projeto Iberoamericano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS) e correspondem às perguntas 40211, 40531 e 80131, cujo foco são as decisões que norteiam descobertas e usos da Ciência e da Tecnologia para um bem-estar social. Como resultado foi possível perceber que há uma diferença de posicionamentos frente ao tema abordado entre os alunos de escola pública e privada.

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Publicado
2019-10-22
Como Citar
Silveira, A., Maroun, M., Gumieri, S., Belmino, H., & Chrispino, Álvaro. (2019). Defensivos: reflexões tecnocientíficas por meio de uma abordagem CTS. Indagatio Didactica, 11(2), 691-710. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6541
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática