Educação nutricional em uma proposta CTS: desafios e possibilidades

  • Fernanda Flavia de Oliveira Universidade Federal de São Paulo
  • Ligia Ajaime Azzalis Universidade Federal de São Paulo
  • Fernando Luiz Affonso Fonseca Universidade Federal de São Paulo
  • Simone Alves de Assis Martorano Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Ensino, Nutrição, Sequência didática, CTS

Resumo

A alimentação adequada e saudável é um direito humano previsto na Constituição Federal Brasileira. Um dos caminhos para se assegurar esse direito é promover uma educação nutricional conscientizadora. Assim, a Educação Nutricional deve ser ensinada sob uma perspectiva que aborde os aspectos científicos, sociais, históricos e tecnológicos. A abordagem educacional que melhor favorece a discussão desses aspectos é a Ciência-Tecnologia-Sociedade. Os objetivos deste trabalho foram elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade para o ensino de nutrição. Para elaborar e avaliar a efetividade da sequência, utilizamos uma adaptação da metodologia da Engenharia Didática. Para o levantamento dos conteúdos conceituais, construídos durante a sequência didática, foram utilizados questionários pré-teste e pós-teste. Participaram dessa pesquisa 50 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Diadema – São Paulo - Brasil. Os resultados dos questionários pré-teste e pós-teste indicaram que houve uma crescente apropriação do conhecimento sobre a composição de macronutrientes dos alimentos e as boas práticas alimentares. Também evidenciaram um maior conhecimento da relação histórico-cultural e afetiva na constituição dos padrões alimentares brasileiros. Este traballho é um recorte da dissertação de mestrado homônima do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publicado
2019-10-21
Como Citar
de Oliveira, F., Azzalis, L., Fonseca, F., & Martorano, S. (2019). Educação nutricional em uma proposta CTS: desafios e possibilidades. Indagatio Didactica, 11(2), 647-672. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6361
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática