Análisis del abordaje de la Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología en los libros de “Biología” y de “Salud y Adolescencia” a partir del tema de la alimentación

  • Damian Lampert Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Universidad Nacional de Quilmes
  • Silvia Porro Universidad Nacional de Quilmes
Palavras-chave: Educação CTS, Escola Secundária, Alimento

Resumo

Na Argentina, mais especificamente na Província de Buenos Aires, os conteúdos da CTS foram incluídos nos projetos curriculares de vários assuntos do tratamento da Natureza da Ciência e Tecnologia. Por este motivo, este estudo enfoca a análise dos conteúdos da Natureza da Ciência e Tecnologia no tema da alimentação em dois temas: Biologia e Saúde e Adolescência. Para fazer isso, 5 livros didáticos de diferentes editores foram analisados para cada assunto. Utilizou-se uma metodologia mista que incluiu a categorização e análise dos livros. Encontramos uma presença significativa do conteúdo sociológico externo da ciência em toda a abordagem dos conteúdos de nutrição em ambos os assuntos. Enquanto os conteúdos relacionados à epistemologia foram nulos em ambos os assuntos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-21
Como Citar
Lampert, D., & Porro, S. (2019). Análisis del abordaje de la Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología en los libros de “Biología” y de “Salud y Adolescencia” a partir del tema de la alimentación. Indagatio Didactica, 11(2), 637-646. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6358
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática