O ensino de Astronomia em uma abordagem CTS: desafios na/para formação de professores

  • Elisangela Barreto Santana Universidade Federal do Pará
  • José Alexandre da Silva Valente Universidade Federal do Pará
  • Nádia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Formação de professores, Abordagem CTS, Pesquisa-ação

Resumo

Este estudo, resultado da pesquisa doutoral da primeira autora, buscou investigar em que medida a abordagem CTS no ensino de Astronomia, mediada pela situação-problema “Centro de Lançamento de Alcântara”, contribuiu para uma formação reflexiva, crítica e autônoma de professores de Ciências. Realizada no âmbito de um curso de formação continuada, pautado na concepção do professor reflexivo, focou na reflexão para ação. A pesquisa qualitativa seguiu os preceitos da pesquisa ação, oferecida a professores da rede pública de ensino. Participaram da pesquisa sete professores. Após as discussões, foi possível captar nas falas dos sujeitos perspectivas de ações reflexivas, no sentido de formação para ação. Confluem diferentes sentidos dos sujeitos em torno de valores pessoais e profissionais, necessários à ação profissional consciente e intencional. Os discursos apresentaram as contribuições da abordagem CTS para a formação de professores, tais como: contextualização, ações interdisciplinares, formação coletiva, apropriação teórica sobre CTS, bem como, reflexão crítica, no sentido de favorecer a formação crítica e cidadã de seus estudantes em ações futuras.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-21
Como Citar
Santana, E., Valente, J., & Freitas, N. (2019). O ensino de Astronomia em uma abordagem CTS: desafios na/para formação de professores. Indagatio Didactica, 11(2), 603-620. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6349
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática