Concepções de um grupo de Licenciandos em Química sobre abordagem CTS e a categoria freiriana curiosidade epistemológica

  • Flávia Caroline Bedin Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michelan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá
  • Julio Murilo Trevas dos Santos Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: CTS, Curiosidade Epistemológica, Paulo Freire

Resumo

Este trabalho analisou as compreensões de licenciandos em Química, sobre as relações entre a categoria freiriana curiosidade epistemológica e a abordagem CTS. A partir da leitura de um artigo e socialização em sala de seus principais aspectos, foram apresentadas respostas em um fórum em ambiente virtual de aprendizagem, para questões enfatizadas pelos próprios licenciandos. As respostas e as interações foram analisadas com base em dimensões de análises definidas a priori pautadas nos referenciais teóricos adotados. Verificou-se que os licenciandos ainda apresentavam argumentos simplistas sobre a abordagem CTS como forma de superação de ingenuidade para a criticidade. Aspectos sobre a valorização dos conhecimentos prévios de estudantes no processo de construção do conhecimento, foram pouco abordados. Tais resultados apontam a necessidade de aprofundamento sobre a abordagem CTS e suas relações.

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Publicado
2019-10-21
Como Citar
Bedin, F., Kiouranis, N., & dos Santos, J. (2019). Concepções de um grupo de Licenciandos em Química sobre abordagem CTS e a categoria freiriana curiosidade epistemológica. Indagatio Didactica, 11(2), 571-584. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6340
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática