Competências Científicas, CTS e Formação Continuada de Professores da Educação Básica

  • Sonia Aparecida Cabral Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Diretoria de Ensino da Região de Mauá
  • Ricardo Pereira Sepini Fundação Educacional de Machado, Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Aprendizagem, Anos Iniciais, Pensamento Crítico

Resumo

A formação docente inicial nem sempre é suficiente para desenvolver as competências necessárias ao desempenho profissional porque este é construído ao longo da carreira docente. Os professores dos Anos Iniciais, por serem polivalentes, necessitam de diversos conhecimentos e se faz necessário a oferta de cursos de formação continuada em diversas áreas, visando ao aperfeiçoamento e atualização desses profissionais. A formação continuada em Ciências é necessária para que os professores possam desenvolver temas relacionados ao enfoque CTS, ao desenvolvimento do pensamento crítico e às competências científicas, possibilitando a produção de atividades que possam proporcionar aos estudantes o pensar e o resolver os diferentes problemas propostos. Os cursos de formação continuada devem ser promovidos para contribuir com os professores que não tiveram em sua formação inicial estes aspectos bem trabalhados e desenvolvidos. Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar sequências didáticas produzidas por professores dos anos iniciais a partir de um curso de formação continuada de Ciências a fim de contribuir para desenvolvimento das Competências Científicas. Foram sujeitos desta pesquisa qualitativa 13 professoras da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires – SP/Brasil. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada contribuiu para o aprendizado, e para o desenvolvimento das Competências Científicas dessas professoras desafiando-as a buscarem novos caminhos e novas práticas de ensino para os conteúdos de Ciências.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-16
Como Citar
Cabral, S., Sepini, R., & Maciel, M. (2019). Competências Científicas, CTS e Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Indagatio Didactica, 11(2), 497-510. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6316
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática