A educação CTS na formação de professores na Venezuela: um estudo da produção científica da Universidad Pedagógica Experimental Libertador
Resumo
Como se caracterizam as produções científicas sobre abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidad Pedagógica Experimental Libertador da Venezuela? Com a intenção de responder a esta questão, fizemos o levantamento das produções científicas na linha Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) publicadas nas 26 revistas na área de educação pertencentes à instituição em novembro de 2017, momento em que ocorreu a investigação. Assim, 2718 artigos foram objetos de busca para identificar se havia ocorrência de pelo menos uma das seguintes expressões: CTS; Ciencia, tecnología y Sociedad; CTSA; Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente. Após essa busca preliminar em que 12 artigos satisfizeram nossos critérios, ampliamos o conjunto de expressões com ideias características da abordagem CTS oriundas de artigos localizados no levantamento preliminar. Nova busca eletrônica foi feita no universo de artigos na tentativa de exaurir o processo de localização de trabalhos vinculados à abordagem CTS, mas não houve ampliação no número obtido anteriormente. Embora esse número seja pequeno em comparação ao total investigado, o que pode denotar o estágio inicial da abordagem CTS na Instituição, a análise dos artigos nos permite destacar: apropriação de referências reconhecidas no campo CTS; existência de um curso Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores num dos institutos da Universidad Pedagógica Experimental Libertador; evidências de práticas pedagógicas sob o enfoque CTS em todos os artigos localizados. Porém, talvez a principal contribuição desta pesquisa seja evidenciar o potencial que atualmente essa universidade tem para a adoção do enfoque CTS na formação de professores do seu país.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0