A educação CTS na formação de professores na Venezuela: um estudo da produção científica da Universidad Pedagógica Experimental Libertador

  • Greivin Antonio Núñez González Universidade Federal do Pará
  • Bárbara Fernandes do Nascimento Castro Universidade Federal do Pará
  • Licurgo Peixoto de Brito Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Enfoque CTS, CTSA, UPEL, formação de professores

Resumo

Como se caracterizam as produções científicas sobre abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidad Pedagógica Experimental Libertador da Venezuela? Com a intenção de responder a esta questão, fizemos o levantamento das produções científicas na linha Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) publicadas nas 26 revistas na área de educação pertencentes à instituição em novembro de 2017, momento em que ocorreu a investigação. Assim, 2718 artigos foram objetos de busca para identificar se havia ocorrência de pelo menos uma das seguintes expressões: CTS; Ciencia, tecnología y Sociedad; CTSA; Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente. Após essa busca preliminar em que 12 artigos satisfizeram nossos critérios, ampliamos o conjunto de expressões com ideias características da abordagem CTS oriundas de artigos localizados no levantamento preliminar. Nova busca eletrônica foi feita no universo de artigos na tentativa de exaurir o processo de localização de trabalhos vinculados à abordagem CTS, mas não houve ampliação no número obtido anteriormente. Embora esse número seja pequeno em comparação ao total investigado, o que pode denotar o estágio inicial da abordagem CTS na Instituição, a análise dos artigos nos permite destacar: apropriação de referências reconhecidas no campo CTS; existência de um curso Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores num dos institutos da Universidad Pedagógica Experimental Libertador; evidências de práticas pedagógicas sob o enfoque CTS em todos os artigos localizados. Porém, talvez a principal contribuição desta pesquisa seja evidenciar o potencial que atualmente essa universidade tem para a adoção do enfoque CTS na formação de professores do seu país.

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Publicado
2019-10-16
Como Citar
González, G., Castro, B., & de Brito, L. (2019). A educação CTS na formação de professores na Venezuela: um estudo da produção científica da Universidad Pedagógica Experimental Libertador. Indagatio Didactica, 11(2), 481-496. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6310
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática