Relações CTSA em discussões de licenciandos de Biologia sobre uma Questão Sociocientífica
Resumo
No contexto da educação CTSA na formação de professores, geralmente, há uma série de desafios a serem superados. A educação baseada em Questões Sociocientíficas (QSC) busca alinhar-se à educação CTSA com vistas a minimizar algumas dessas dificuldades e, muitas vezes, contribuir para a formação de cidadãos críticos. Contudo, para melhor compreender as QSC é relevante reconhecer as relações CTSA da QSC. Assim, a presente investigação qualitativa procurou analisar relações CTSA estabelecidas em discussões de licenciandos em Biologia sobre uma QSC a respeito do déficit de polinização por declínio de abelhas. Para a coleta de dados, dispomos de uma entrevista coletiva, envolvendo um caso sobre a QSC e registros de áudio das discussões resultantes da entrevista. A partir de uma análise de conteúdo, organizamos os discursos dos estudantes em 3 categorias relativas à complexidade das relações estabelecidas, conforme a mobilização de conteúdos nos domínios CTSA: (i) baixa complexidade; (ii) média complexidade; (iii) alta complexidade. Os resultados indicam a necessidade de se discutir com maior frequência sobre as relações CTSA na formação inicial docente com a finalidade de formarmos professores melhor preparados em levar tais atividades para as suas futuras ações docentes, bem como, favorecer discussões sobre educação CTSA e QSC para uma efetiva prática dessas perspectivas no contexto escolar.
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