Relações CTSA em discussões de licenciandos de Biologia sobre uma Questão Sociocientífica

  • Érica Lima Santos Queiroz Universidade Federal de Sergipe
  • Dália Melissa Conrado FAED - Universidade Federal da Grande Dourados, INCT-INTREE - Universidade Federal da Bahia
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Educação CTSA, Educação QSC, Formação de professores, Déficit de Polinização, Letramento Científico Crítico

Resumo

No contexto da educação CTSA na formação de professores, geralmente, há uma série de desafios a serem superados. A educação baseada em Questões Sociocientíficas (QSC) busca alinhar-se à educação CTSA com vistas a minimizar algumas dessas dificuldades e, muitas vezes, contribuir para a formação de cidadãos críticos. Contudo, para melhor compreender as QSC é relevante reconhecer as relações CTSA da QSC. Assim, a presente investigação qualitativa procurou analisar relações CTSA estabelecidas em discussões de licenciandos em Biologia sobre uma QSC a respeito do déficit de polinização por declínio de abelhas. Para a coleta de dados, dispomos de uma entrevista coletiva, envolvendo um caso sobre a QSC e registros de áudio das discussões resultantes da entrevista. A partir de uma análise de conteúdo, organizamos os discursos dos estudantes em 3 categorias relativas à complexidade das relações estabelecidas, conforme a mobilização de conteúdos nos domínios CTSA: (i) baixa complexidade; (ii) média complexidade; (iii) alta complexidade. Os resultados indicam a necessidade de se discutir com maior frequência sobre as relações CTSA na formação inicial docente com a finalidade de formarmos professores melhor preparados em levar tais atividades para as suas futuras ações docentes, bem como, favorecer discussões sobre educação CTSA e QSC para uma efetiva prática dessas perspectivas no contexto escolar.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-16
Como Citar
Queiroz, Érica, Conrado, D., & da Silva, E. (2019). Relações CTSA em discussões de licenciandos de Biologia sobre uma Questão Sociocientífica. Indagatio Didactica, 11(2), 463-480. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6205
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática