Visões de professores de Química sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas implicações no ensino

  • Ana Carolina de Almeida Paulino USP - SP - Programa Interunidades de Ensino de Ciências
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes USP - SP - Programa Interunidades de Ensino de Ciências
Palavras-chave: ensino de Química, contextualização, ensino CTS

Resumo

O ensino de Ciências no Brasil, em seus documentos oficiais, assim como no currículo oficial de Ciências da Natureza do Estado de São Paulo, tem como um de seus objetivos uma educação voltada para a cidadania. Visando um ensino que forme o aluno para ser cidadão do mundo, os termos cotidiano e contextualização passaram a ser utilizados em tais documentos. No ensino de Química, as relações estabelecidas entre Ciência-Tecnologia- Sociedade, caracterizadas pela contextualização de temas de âmbitos sociais, ajudam os estudantes em suas tomadas de decisões e na compreensão da natureza da ciência como um todo. Diante deste panorama, esta pesquisa apresenta dados parciais de uma dissertação de mestrado que envolveu 15 professores de Química do Ensino Médio no estado de São Paulo, que participaram de uma entrevista semiestruturada e da análise de um instrumento contendo 11 questões contextualizadas, retiradas integralmente ou parcialmente, de diversos tipos de avaliações. A análise dos dados coletados foi realizada com a utilização da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, pudemos perceber que os professores mantém visões superficiais tanto sobre contextualização quanto sobre ensino CTS, ou seja, os professores utilizam situações do cotidiano como exemplificação do conteúdo químico ou como descrição de fatos e processos com a finalidade de tornar seu ensino mais atrativo para os alunos, não os levando a refletir, de fato, sobre os temas sociais que estão sendo discutidos.

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Publicado
2019-10-16
Como Citar
Paulino, A., & Marcondes, M. (2019). Visões de professores de Química sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas implicações no ensino. Indagatio Didactica, 11(2), 431-448. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6199
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática