Práticas educativas CTS: aprofundando a compreensão de participação social no contexto educacional brasileiro
Resumo
A desconsideração da presença de valores, no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico, tem gerado práticas educativas, particularmente no campo CTS, que podem ser consideradas limitadas. Limitadas porque postulam uma participação social, em processos decisórios, que se limita a uma avaliação dos impactos de produtos científico-tecnológicos na sociedade após sua concepção e execução. Em linhas gerais, ignora-se que valores hegemônicos, em determinado espaço-tempo, condicionam a agenda de pesquisa, havendo silenciamentos sobre demandas relevantes para determinados segmentos da sociedade. Nesse sentido, surge o problema de pesquisa sinalizador dos resultados apresentados nesse artigo. Ou seja, quais encaminhamentos têm sido dados, em práticas educativas Ciência-Tecnologia-Sociedade, no contexto brasileiro, que contemplam, que dão visibilidade à presença de valores, de interesses no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico? O corpus de análise esteve constituído por trabalhos apresentados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, assim como, por artigos presentes em periódicos nacionais. O Corpus, em sua análise, submetido à Análise Textual Discursiva. Dentre as várias sinalizações encontradas, considerando a amplitude da pesquisa, nesse artigo, limitamos a análise a uma das categorias: Participação social limitada às implicações/impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Resultado que coloca desafios para o campo CTS. Desafios que remetem à problematização e possível superação de três dimensões interdependentes: Compreensão limitada sobre a não neutralidade da Ciência- Tecnologia, concepção instrumental atribuída à Ciência-Tecnologia e o predomínio da tradição norte-americana no campo CTS.
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