Articulações entre referenciais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade e pressupostos da Abordagem Temática Freireana: refletindo sobre possibilidades para a formação de professores

  • Eril Medeiros da Fonseca Universidade Federal do Pampa
  • Renata Hernandez Lindemann Universidade Federal do Pampa
  • Leandro Duso Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Abordagem temática freireana, enfoque CTS, reconfigurações curriculares, formação de professores

Resumo

Considerando articulações entre referenciais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade e pressupostos da Abordagem Temática Freireana, intencionamos discutir aproximações entre ambas às perspectivas no Ensino de Ciências, refletindo sobre impactos na formação docente e para a formação de sujeitos ativos na tomada de decisões relacionadas à Ciência e Tecnologia na sociedade. Em uma pesquisa qualitativa, na qual foi apoiada por uma revisão narrativa de literatura buscando por intervenções e propostas de ensino e reconfigurações curriculares, percebemos que as duas perspectivas problematizam valores dominantes incorporando discussões políticas, sociais, ideológicas, éticas e ambientais, abordam temas presentes em questões do contexto dos estudantes e mobilizam para o trabalho coletivo em práticas de ensino. Nos trabalhos revisados identificamos a incipiência de trabalhos, relacionados ao ensino voltado a processos formativos de professores. Ressaltamos a importância de discussões sobre novas configurações curriculares em uma perspectiva crítica e contextualizada.

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Publicado
2019-10-16
Como Citar
da Fonseca, E., Lindemann, R., & Duso, L. (2019). Articulações entre referenciais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade e pressupostos da Abordagem Temática Freireana: refletindo sobre possibilidades para a formação de professores. Indagatio Didactica, 11(2), 385-400. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6136
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática