Discussões sobre relações CTS a partir de episódios de séries de ficção científica em aulas da licenciatura em Ciências Biológicas

  • José Vitor Maciel Melo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores – Departamento de Ciências
  • Pedro Ricardo Barros Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores – Departamento de Ciências
  • Tatiana Galieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade https://orcid.org/0000-0002-3822-1947
Palavras-chave: Educação CTS, ensino de biologia, formação de professores, ficção científica

Resumo

Neste trabalho relatamos duas aulas realizadas em uma disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira em que foram utilizados episódios das séries de ficção científica “Black Mirror” e “Under the Dome” para a discussão de relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. A partir do episódio “San Junipero” foram discutidos conceitos de vida e a relação entre o advento de novas tecnologias, além de questões éticas que envolvem a transferência da consciência humana para ambientes virtuais. No caso do episódio “Força Maior” foram abordados conceitos de Ecologia, aspectos da Natureza da Ciência e relações entre Religião e Ciência. Em ambas as aulas desenvolveram-se estratégias didáticas voltadas à educação básica. Consideramos, portanto, que séries de ficção científica podem ser utilizadas na Educação CTS como um recurso didático potencializador de discussões éticas e morais que extrapolam o ensino de conteúdos isolados.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-16
Como Citar
Melo, J., Marques, P., & Galieta, T. (2019). Discussões sobre relações CTS a partir de episódios de séries de ficção científica em aulas da licenciatura em Ciências Biológicas. Indagatio Didactica, 11(2), 371-384. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6133
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática