Relações entre ciência, tecnologia e sociedade nos discursos sobre temáticas socioambientais de professores de Ciências e Biologia do Rio de Janeiro, Brasil

  • Vanessa Messias da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
  • Tatiana Galieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade https://orcid.org/0000-0002-3822-1947
Palavras-chave: Educação CTS, Análise do Discurso Francesa, Temáticas Socioambientais

Resumo

A discussão de temáticas socioambientais no ensino de Ciências e Biologia deve buscar uma abordagem de ruptura com a concepção tradicional, comportamentalista, conservadora e preservacionista de ambiente. Entendemos que, a partir de uma Educação CTS, o professor propicia o contato do estudante com o conhecimento ambiental, complexo e abstrato, trazendo reflexões sobre os componentes históricos, sociais, políticos e econômicos por meio de análises contextualizadas. No entanto, ao desenvolver seu trabalho, o professor (re)produz discursos sobre as relações entre ambiente e sociedade que pautam as temáticas socioambientais. Levando em consideração a importância da linguagem, a presente pesquisa apoiou-se no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de vertente francesa para discutir as relações entre ciência, tecnologia e sociedade nos discursos de três professores de Ciências e Biologia da rede estadual do Rio de Janeiro, Brasil sobre temáticas socioambientais. Apresentamos análises da investigação qualitativa e empírica que se deu a partir de questionários estruturados. Os resultados revelam, de uma forma geral, que a constituição dos discursos sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente são atravessados por diferentes sentidos, estabelecidos mediante determinadas condições de produção, associados à formação acadêmica fortemente marcada pelo caráter hegemônico da ciência.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-16
Como Citar
da Silva, V., & Galieta, T. (2019). Relações entre ciência, tecnologia e sociedade nos discursos sobre temáticas socioambientais de professores de Ciências e Biologia do Rio de Janeiro, Brasil. Indagatio Didactica, 11(2), 343-354. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6127
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática