O Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade nas avaliações de larga escala: uma análise das questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

  • Ana Paula Geraldo Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rosangela Cristina Rocha Auriglietti Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná - UFPR
Palavras-chave: ENADE, Enfoque CTS, Avaliações de Larga Escala

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) foi criado como intuito de avaliar o Ensino Superior, visando medir o desempenho e a qualidade dos cursos ofertados pelas instituições brasileiras. Portanto, este artigo apresenta uma análise das questões do componente geral do ENADE, dos anos de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017, período em que os cursos de licenciaturas foram avaliados, verificando se essas questões apresentam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Essa pesquisa se constitui como documental, descritiva e de abordagem qualitativa. Para a categorização e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Foram identificadas oito questões, dentre elas discursivas e objetivas, que mantinham relação com as Ciências Naturais e Enfoque CTS. As questões foram organizadas nas seguintes categorias: “Questões CTS” e “Questões CTS para Contextualização”. Observou-se a baixa incidência de “Questões CTS”, o que pode denotar as concepções das demandas sociais, políticas e curriculares da avaliação e da falta de clareza na elaboração das questões. Já, as “Questões CTS para a Contextualização” possuem grande potencial, no entanto, necessitam de que a temática social que as envolvem seja mais relevantes.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-15
Como Citar
Geraldo, A., Auriglietti, R., & Lorenzetti, L. (2019). O Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade nas avaliações de larga escala: uma análise das questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Indagatio Didactica, 11(2), 307-324. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6121
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática