O Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade nas avaliações de larga escala: uma análise das questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Resumo
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) foi criado como intuito de avaliar o Ensino Superior, visando medir o desempenho e a qualidade dos cursos ofertados pelas instituições brasileiras. Portanto, este artigo apresenta uma análise das questões do componente geral do ENADE, dos anos de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017, período em que os cursos de licenciaturas foram avaliados, verificando se essas questões apresentam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Essa pesquisa se constitui como documental, descritiva e de abordagem qualitativa. Para a categorização e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Foram identificadas oito questões, dentre elas discursivas e objetivas, que mantinham relação com as Ciências Naturais e Enfoque CTS. As questões foram organizadas nas seguintes categorias: “Questões CTS” e “Questões CTS para Contextualização”. Observou-se a baixa incidência de “Questões CTS”, o que pode denotar as concepções das demandas sociais, políticas e curriculares da avaliação e da falta de clareza na elaboração das questões. Já, as “Questões CTS para a Contextualização” possuem grande potencial, no entanto, necessitam de que a temática social que as envolvem seja mais relevantes.
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