Abordagem de Questões Sociocientíficas: mapeamento de pesquisas acadêmicas brasileiras no período de 2012 a 2016
Resumo
Questões da Ciência e Tecnologia presentes no cotidiano e permeadas por aspectos sociais, políticos, econômicos, éticos, culturais são denominadas Questões Sociocientíficas. E é a partir das Questões Sociocientíficas que Ciência e Tecnologia passam a ser questionadas considerando a importância da sociedade nas decisões e produtos por elas produzidas, ganhando, portanto, destaque. As Questões Sociocientíficas permeiam as discussões cotidianas sobre Ciência e Tecnologia, entretanto, apesar da sua importância, identificam-se limitações para sua abordagem no desenvolvimento curricular e de materiais didáticos, na formação docente e discente. Ao longo de uma disciplina de Tendências de Pesquisa em Ensino de Ciências surge o seguinte questionamento: qual o panorama e características das pesquisas acadêmicas brasileiras referentes a temática Questões Sociocientíficas? Diante da importância que estas questões têm assumido para o Ensino de Ciências, este trabalho tem como objetivo identificar por meio das dissertações e teses produzidas em cursos brasileiros de pós-graduação, no período de 2012 a 2016, informações que possam nortear um panorama das publicações acadêmicas (dissertações e teses) sobre Questões Sociocientíficas e compreender as contribuições desta temática para o Ensino de Ciências. Para tanto, foi realizado uma pesquisa do tipo Estado do conhecimento. A organização e análise dos dados ocorreram a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos revelam um maior predomínio da produção de pesquisas sobre Questões Sociocientíficas em determindas regiões brasileiras e apresentam as categorais de análise como o Contexto, a Natureza e o Grau de Abordagem das Questões Sociocientíficas nas pesquisas acadêmicas que constituíram o corpus desta pesquisa.
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