Abordagem de Questões Sociocientíficas: mapeamento de pesquisas acadêmicas brasileiras no período de 2012 a 2016

  • Everton Joventino da Silva Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Questões Sociocientíficas, Estado do Conhecimento

Resumo

Questões da Ciência e Tecnologia presentes no cotidiano e permeadas por aspectos sociais, políticos, econômicos, éticos, culturais são denominadas Questões Sociocientíficas. E é a partir das Questões Sociocientíficas que Ciência e Tecnologia passam a ser questionadas considerando a importância da sociedade nas decisões e produtos por elas produzidas, ganhando, portanto, destaque. As Questões Sociocientíficas permeiam as discussões cotidianas sobre Ciência e Tecnologia, entretanto, apesar da sua importância, identificam-se limitações para sua abordagem no desenvolvimento curricular e de materiais didáticos, na formação docente e discente. Ao longo de uma disciplina de Tendências de Pesquisa em Ensino de Ciências surge o seguinte questionamento: qual o panorama e características das pesquisas acadêmicas brasileiras referentes a temática Questões Sociocientíficas? Diante da importância que estas questões têm assumido para o Ensino de Ciências, este trabalho tem como objetivo identificar por meio das dissertações e teses produzidas em cursos brasileiros de pós-graduação, no período de 2012 a 2016, informações que possam nortear um panorama das publicações acadêmicas (dissertações e teses) sobre Questões Sociocientíficas e compreender as contribuições desta temática para o Ensino de Ciências. Para tanto, foi realizado uma pesquisa do tipo Estado do conhecimento. A organização e análise dos dados ocorreram a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos revelam um maior predomínio da produção de pesquisas sobre Questões Sociocientíficas em determindas regiões brasileiras e apresentam as categorais de análise como o Contexto, a Natureza e o Grau de Abordagem das Questões Sociocientíficas nas pesquisas acadêmicas que constituíram o corpus desta pesquisa.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-15
Como Citar
da Silva, E., & Maciel, M. (2019). Abordagem de Questões Sociocientíficas: mapeamento de pesquisas acadêmicas brasileiras no período de 2012 a 2016. Indagatio Didactica, 11(2), 281-296. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6109
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática