A Abordagem de Aspectos Sociocientíficos em Aulas de Ciências do Ensino Fundamental

Palavras-chave: Aspectos Sociocientíficos, Ensino de Ciências, Relatos de Professores

Resumo

Aspectos sociocientíficos consistem em controvérsias repletas de interesses sociais, econômicos, políticos e ambientais, que demandam tomada de decisão e ação conscientes, bem como estão nas fronteiras da ética e da justiça social (Ratcliffe & Grace, 2003). Entretanto, é fundamental saber em que condições aspectos socioentíficos são tratados no contexto do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Deste modo, a presente investigação questiona: como se caracteriza a inserção de aspectos sociocientíficos por professores de Ciências em suas aulas envolvendo conteúdos químicos? Assim, desenvolveu-se investigação em natureza qualitativa, de viés exploratório (Gil, 1999). Foram analisadas cinco entrevistas semiestruturadas com professoras de Ciências que lecionam no nono ano do Ensino Fundamental. A apreciação dos dados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Foram identificados recortes nos relatos das professoras que possuíam características próximas aos aspectos sociocientíficos, os quais se situam em cinco categorias: Impactos da Poluição Ambiental na Sociedade Contemporânea; Fontes Energéticas como Avanço e Exclusão de Minorias; Certezas e Incertezas da Produção de Alimentos; Pesquisas Nucleares – Fontes de Possibilidades e Negligências; e Questões Éticas em Jogo. Os recortes trataram de temas que possibilitaram a abordagem de aspectos sociocientíficos. Entretanto, nenhum recorte apresentou todas as possíveis sugestões de discussão sobre as questões que envolviam os temas abordados. Os relatos dos professores evidenciaram que a abordagem dos temas foi realizada de acordo com as idiossincrasias do professor e da realidade dos estudantes, demonstrando existir indicativos de autonomia.

Publicado
2019-10-15
Como Citar
Dacorégio, G., & Alves, J. (2019). A Abordagem de Aspectos Sociocientíficos em Aulas de Ciências do Ensino Fundamental. Indagatio Didactica, 11(2), 267-280. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6106
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática