Controvérsias e CTS: analisando os textos da produção científica em Ensino CTS no Brasil

Palavras-chave: Ensino CTS (ciência, tecnologia e sociedade), controvérsias, produção científica, Brasil, mineração de texto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo extrair de artigos em periódicos quais termos textuais melhor traduzem a relação entre as controvérsias científico-tecnológicas e o Ensino CTS na produção acadêmica brasileira. Para tanto, filtramos, de um banco de 244 artigos de Ensino CTS publicados até 2016, 15 textos que representam a controvérsia como temática e utilizamos a técnica de Mineração de Texto (com a ferramenta Sobek) sobre eles para gerar uma rede de termos textuais mais relevantes neles contidos. Nos resultados, os termos “ciência”, “sociedade” e “ensino” despontaram como os mais centrais, sendo eles cercados de outros 9 termos adjacentes que mostram uma frequente relação com eles. Ademais, notamos a ausência de outros elementos mais sociais, filosóficos e políticos, como as questões ambientais, a ética, as tomadas de decisões, a economia e as políticas públicas, que são elementos matrizes das controvérsias. Esperamos que os dados desta pesquisa possam ser observados para um aprimoramento do campo por meio de ações de gestão do conhecimento.

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Publicado
2019-10-15
Como Citar
de Melo, T., de Albuquerque, M., & Chrispino, Álvaro. (2019). Controvérsias e CTS: analisando os textos da produção científica em Ensino CTS no Brasil. Indagatio Didactica, 11(2), 253-266. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6103
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática