Una actividad de laboratorio basada en modelos para la didáctica de la tecnología en el nivel universitario

  • Luis Federico Veiga Grupo de Investigación en Enseñanza de la Ciencia (GIECIEN). Departamento de Ciencia y Tecnología, Universidad Nacional de Quilmes (UNQ)
  • Diana Inés Roncaglia Grupo de Investigación en Enseñanza de la Ciencia (GIECIEN). Departamento de Ciencia y Tecnología, Universidad Nacional de Quilmes (UNQ)
Palavras-chave: Didática da Tecnologia, Abordagem CTS, Educação em design, ensino baseado em modelagem, inovação

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a construção de um referencial teórico para o desenho de atividades dentro da Didática da Tecnologia (DdT), baseado nos trabalhos de Didática da Ciência (DdC) de ensino baseado em modelagem e o perfil da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Com base no referencial teórico, algumas diretrizes para o desenho das atividades são postuladas. Ao mesmo tempo, um tema teórico disciplinar, relativamente convencional, é escolhido e, seguindo as diretrizes, um laboratório de química é montado para o nível universitário com uma abordagem puramente de design tecnológico. Finalmente, alguns métodos experimentais são enumerados por meio dos quais a eficácia da abordagem será avaliada.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-15
Como Citar
Veiga, L., & Roncaglia, D. (2019). Una actividad de laboratorio basada en modelos para la didáctica de la tecnología en el nivel universitario. Indagatio Didactica, 11(2), 211-232. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.5935
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática