Análise dos temas e termos-chave da área de CTS no Ensino de Ciências a partir das Teses e Dissertações brasileiras
Resumo
Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na área de Ensino e Educação vêm crescendo no Brasil, tendo a mesma representatividade nos documentos educacionais norteadores da educação brasileira. Com o aumento do número de pesquisas, muitos trabalhos começam a buscar o seu Estado da Arte. Esse trabalho procura entender as relações entre os termos-chave utilizados nas 79 teses de doutorado e 415 dissertações de mestrado publicadas no Brasil desde 1992 até 2017. Com o auxílio de programas para análises de redes, foi gerada uma rede de termos-chave, com o objetivo de identificar como as 643 temáticas catalogadas se aproximam e se relacionam com o tema CTS. Como resultado da pesquisa, verificou-se que temas como ensino de ciências, de física e de química são bastantes abordados nesses trabalhos, assim como há uma preocupação de discussões sobre CTS no que tange a formação docente e discente.
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