Análise dos temas e termos-chave da área de CTS no Ensino de Ciências a partir das Teses e Dissertações brasileiras

  • Camila Cristina Gomes Ferreira de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Jonas da Conceição Ricardo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Carlos Eduardo Rosas de Toledo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Álvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
Palavras-chave: CTS, Palavras-chave, Redes, Teses e Dissertações

Resumo

Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na área de Ensino e Educação vêm crescendo no Brasil, tendo a mesma representatividade nos documentos educacionais norteadores da educação brasileira. Com o aumento do número de pesquisas, muitos trabalhos começam a buscar o seu Estado da Arte. Esse trabalho procura entender as relações entre os termos-chave utilizados nas 79 teses de doutorado e 415 dissertações de mestrado publicadas no Brasil desde 1992 até 2017. Com o auxílio de programas para análises de redes, foi gerada uma rede de termos-chave, com o objetivo de identificar como as 643 temáticas catalogadas se aproximam e se relacionam com o tema CTS. Como resultado da pesquisa, verificou-se que temas como ensino de ciências, de física e de química são bastantes abordados nesses trabalhos, assim como há uma preocupação de discussões sobre CTS no que tange a formação docente e discente.

Publicado
2019-10-15
Como Citar
de Oliveira, C., Ricardo, J., de Toledo, C., & Chrispino, Álvaro. (2019). Análise dos temas e termos-chave da área de CTS no Ensino de Ciências a partir das Teses e Dissertações brasileiras. Indagatio Didactica, 11(2), 197-210. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.5926
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática