O método educomunicativo na produção de vídeos no contexto formativo de estudantes de graduação da Universidade Federal da Bahia, Brasil
Resumo
Reconhecendo a necessidade de cumprir o seu papel social, na década de 90, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) criou o Programa “UFBA em Campo” objetivando aproximar a Universidade e a Comunidade através de ações extensionistas. Tal iniciativa foi reformulada em 2013 como Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), componente curricular para cursos de graduação e pós-graduação, cuja comunidade universitária, juntamente com grupos sociais, constroem ações de extensão que promovam o intercâmbio, a reelaboração e a produção de conhecimento sobre a realidade com perspectiva de transformação. Neste contexto, foi criada, em 2007, a ACCS BIO A82 “Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica na Bahia”, que vincula um conjunto de projetos na área de ensino de ciências, formação de professores e divulgação científica, de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltados a um objetivo comum: a cultura científica. Objetivamos analisar a experiência de estudantes de graduação da UFBA com o método educomunicativo na produção de vídeos nas Oficinas “Educomciência: construindo vídeos com e para o público jovem”. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida com base no método Educomunicação de Mario Kaplún (1987), Sebastião, Bortoliero e Lira-da-Silva (2013), Sebastião et al. (2014) e Lira-da-Silva et al. (2017, 2018), a partir da condução de 3 Oficinas em três comunidades tradicionais da Bahia, Brasil. Concluímos que os estudantes consideraram as Oficinas de vídeo conduzidas pelo método educomunicativo como uma experiência positiva, fora dos padrões das disciplinas obrigatórias curriculares da Universidade e ressaltaram a contribuição da ACCS nos seus contextos formativos.
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