Enseñar a pensar: aprendizaje competencial de temas CTSA
Resumo
As tendências atuais da educação buscam formar pessoas competentes para trabalhar em equipe, usar diversos instrumentos e ser autônomas. O pensamento crítico é um construto composto de habilidades cognitivas de alto nível, cuja maestria é considerada chave para pensar bem e cuja transversalidade as torna valiosas em múltiplas tarefas. As relações entre o pensamento crítico e as principais competências curriculares e transversais na educação também são evidentes. Na educação científica, as habilidades, valores e características do pensamento científico (raciocínio, argumentação, reconhecimento de evidências, etc.) também mostram uma concomitância direta com as habilidades de pensamento. Além disso, o pensamento científico, por seu caráter aberto e dialético, constitui um contexto apropriado para a formação do pensamento; por sua vez, as habilidades de pensamento desenvolvidas contribuem para melhorar o pensamento científico. Para ensinar o pensamento, os professores devem ser competentes no conhecimento didático do conteúdo necessário para educar as habilidades de pensamento, que reúne e aplica a competência docente dos professores à sua prática educacional, como um elemento de desenvolvimento profissional, e é um indicador da capacidade dos professores para a apropriação de inovações em sala de aula (para educar habilidades de pensamento). Este estudo descreve um projeto que desenvolve métodos e instrumentos para ensinar o pensamento a partir de um contexto de educação científica. Também apresentamos a taxonomia das habilidades de pensamento que orientam o ensino, as quais são aplicadas através de um desenho experimental longitudinal pré-teste / pós-teste com um grupo de controle para avaliar as melhorias das diferentes habilidades envolvidas.
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