Trilhas Interpretativas e Temas Controversos: Uma Proposta Metodológica de Ensino

  • Ana Lucia Olivo Rosas Moreira Depto de Biologia – DBI/UEM e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM/UEM
  • Elio Jacob Hennrich Junior Doutorando em Educação para a Ciência e Matemática, bolsista CAPES – UEM
  • Marcos Paulo Alberto Pereira Técnico-Administrativo da Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Andressa Barbosa dos Santos Mestre em Educação para Ciências e Matemática – PCM/UEM
  • Denise Godoi Ribeiro Sanches Doutora em Educação para Ciências e Matemática – PCM/UEM
  • Pedro Reis Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: CTSA, Educação Ambiental, Formação de Professores, Ativismo

Resumo

A educação na contemporaneidade possui como objetivo a formação de indivíduos capazes de refletir e atuar de forma crítica sobre as questões socioambientais, sócio-científicas e tecnológicas. Neste contexto, torna-se necessário o aprimoramento da formação docente, tanto inicial como continuada, para a promoção de um ensino e aprendizagem que aponte a abordagem integrada dessas questões, provocando a reflexão, o debate, a argumentação e tomada de decisões. Neste sentido, o presente trabalho, caracterizado como um relato de experiência educativa, focaliza como estratégia pedagógica inovadora a realização de Trilhas Interpretativas com Temas Controversos. Trata-se de uma proposta desenvolvida em curso de qualificação docente que além da compreensão, aplicação e proposição da metodologia, buscou qualificar profissionais que acompanhem os avanços sociais e dispostos a experienciá-la em sua prática docente. O curso atendeu 18 participantes, identificados como graduandos e pós-graduandos de diversos cursos de licenciatura, bem como professores da educação básica. Para a apropriação da metodologia de ensino, os participantes apresentaram como proposta pedagógica trilhas interpretativas a serem desenvolvidas no cemitério; parques municipais e zoológico. Apontaram diversos aspectos que possam contemplar a controvérsia da proposta, como a história, a relação das pessoas com os ambientes, a sensibilidade do local, entre outros. O curso contribuiu à formação do professor na medida em que possibilitou a promoção de novas práticas relacionadas ao contexto contemporâneo e aos pressupostos da Educação Ambiental e da Educação Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente- CTSA.

Publicado
2019-10-14
Como Citar
Moreira, A., Junior, E., Pereira, M., dos Santos, A., Sanches, D., & Reis, P. (2019). Trilhas Interpretativas e Temas Controversos: Uma Proposta Metodológica de Ensino. Indagatio Didactica, 11(2), 107-120. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.5908
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática