Trilhas Interpretativas e Temas Controversos: Uma Proposta Metodológica de Ensino
Resumo
A educação na contemporaneidade possui como objetivo a formação de indivíduos capazes de refletir e atuar de forma crítica sobre as questões socioambientais, sócio-científicas e tecnológicas. Neste contexto, torna-se necessário o aprimoramento da formação docente, tanto inicial como continuada, para a promoção de um ensino e aprendizagem que aponte a abordagem integrada dessas questões, provocando a reflexão, o debate, a argumentação e tomada de decisões. Neste sentido, o presente trabalho, caracterizado como um relato de experiência educativa, focaliza como estratégia pedagógica inovadora a realização de Trilhas Interpretativas com Temas Controversos. Trata-se de uma proposta desenvolvida em curso de qualificação docente que além da compreensão, aplicação e proposição da metodologia, buscou qualificar profissionais que acompanhem os avanços sociais e dispostos a experienciá-la em sua prática docente. O curso atendeu 18 participantes, identificados como graduandos e pós-graduandos de diversos cursos de licenciatura, bem como professores da educação básica. Para a apropriação da metodologia de ensino, os participantes apresentaram como proposta pedagógica trilhas interpretativas a serem desenvolvidas no cemitério; parques municipais e zoológico. Apontaram diversos aspectos que possam contemplar a controvérsia da proposta, como a história, a relação das pessoas com os ambientes, a sensibilidade do local, entre outros. O curso contribuiu à formação do professor na medida em que possibilitou a promoção de novas práticas relacionadas ao contexto contemporâneo e aos pressupostos da Educação Ambiental e da Educação Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente- CTSA.
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