Materiais didáticos públicos como ferramenta educativa para a sustentabilidade em região semiárida brasileira
Resumo
Em âmbito mundial a ONU traçou, em 2015, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fornecem objetivos e metas a serem cumpridos em várias dimensões do desenvolvimento Sustentável (DS). Publicações relacionadas a temas do DS, no Brasil, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério da Educação (MEC) apresentam um grande potencial para a formação de cidadãos conscientes, em ambiente escolar, e servem de subsídios para implementação de várias ações. Algumas regiões brasileiras, devido aos seus problemas ambientais, requerem urgência na implementação de programas de DS, como é o caso da região semiárida. Diante disso, este trabalho teve por objetivo avaliar publicações do MEC e MMA sobre DS, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e classificar sua possível utilização em escolas do semiárido. Para isso foi construída uma planilha com perguntas gerais sobre o DS e perguntas específicas sobre o semiárido. Foram avaliadas 12 publicações e a maior parte delas está em consonância com os vários ODS. Quando avaliado se essas publicações podem servir de base para se traçarem estratégias de convivência com a região citada, a maioria das publicações esta enquadrada como “em partes”. Sugere-se, então, que haja a construção de publicações oficiais regionalizadas.
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