Materiais didáticos públicos como ferramenta educativa para a sustentabilidade em região semiárida brasileira

  • Magnólia Fernandes Florencio De Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Luisa Quinino de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, educação para o desenvolvimento sustentável, educação para a cidadania

Resumo

Em âmbito mundial a ONU traçou, em 2015, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fornecem objetivos e metas a serem cumpridos em várias dimensões do desenvolvimento Sustentável (DS). Publicações relacionadas a temas do DS, no Brasil, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério da Educação (MEC) apresentam um grande potencial para a formação de cidadãos conscientes, em ambiente escolar, e servem de subsídios para implementação de várias ações. Algumas regiões brasileiras, devido aos seus problemas ambientais, requerem urgência na implementação de programas de DS, como é o caso da região semiárida. Diante disso, este trabalho teve por objetivo avaliar publicações do MEC e MMA sobre DS, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e classificar sua possível utilização em escolas do semiárido. Para isso foi construída uma planilha com perguntas gerais sobre o DS e perguntas específicas sobre o semiárido. Foram avaliadas 12 publicações e a maior parte delas está em consonância com os vários ODS. Quando avaliado se essas publicações podem servir de base para se traçarem estratégias de convivência com a região citada, a maioria das publicações esta enquadrada como “em partes”. Sugere-se, então, que haja a construção de publicações oficiais regionalizadas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-14
Como Citar
De Araujo, M., & de Medeiros, M. (2019). Materiais didáticos públicos como ferramenta educativa para a sustentabilidade em região semiárida brasileira. Indagatio Didactica, 11(2), 63-76. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.5878
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática