Resíduos Sólidos: Influência das obsolescências discutida nas aulas de Química

  • Victor Augusto dos Reis IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo
  • Nathália Miwa Arasaki Menezes Freitas IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo
  • Sabrina Souza Franco IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo
  • Carlos Ataide Ferreira E.M.E.F.M. (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio) Professor Derville Allegretti
  • Elaine Pavini Cintra IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: Obsolescência programada, Obsolescência induzida, Política Nacional dos Resíduos Sólidos, CTSA, resíduos sólidos

Resumo

O estudo realizado teve por objetivo analisar a aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio a partir de uma série de intervenções realizadas envolvendo a temática dos resíduos sólidos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionário para investigar o conhecimento prévio dos discentes, questões abertas para discussão, elaboração de textos argumentativos e um jogo envolvendo perguntas e respostas. As intervenções abordaram os conceitos das obsolescências programada e induzida e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, além da relação destes com conteúdos conceituais de química. Os resultados evidenciam a necessidade do desenvolvimento de trabalhos envolvendo a essa problemática e apontam como potencialidades o desenvolvimento da capacidade de discussão em uma perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), devido à proximidade da temática com o cotidiano dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos mais atuantes na sociedade e interessados em questões associadas ao meio ambiente.

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Publicado
2019-10-14
Como Citar
dos Reis, V., Freitas, N., Franco, S., Ferreira, C., & Cintra, E. (2019). Resíduos Sólidos: Influência das obsolescências discutida nas aulas de Química. Indagatio Didactica, 11(2), 13-29. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.5869
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática