O sucesso da supervisão clínica no processo de transição do enfermeiro recém-licenciado para a prática profissional: revisão integrativa da literatura
Resumo
A transição da formação académica para a prática profissional tem um impacto significativo no percurso profissional do enfermeiro recém-licenciado, sobretudo no contexto atual do exercício da Enfermagem. Assim, o objetivo geral desta revisão integrativa da literatura é “Determinar que fatores têm impacto na eficiência da supervisão clínica na transição do enfermeiro recém-licenciado para a prática profissional”.
Como metodologia, recorreu-se ao PICO para formular a questão de investigação: “Quais os fatores que determinam a eficiência da supervisão clínica na transição do enfermeiro recém-licenciado para a prática profissional, com base na literatura?”.
A síntese do conhecimento científico obedece às etapas propostas pelo The Joanna Briggs Institute. A análise das 14 produções científicas selecionadas faculta orientações acerca da eficiência da supervisão clínica. Com base na perspetiva de enfermeiros recém-licenciados e enfermeiros supervisores, as temáticas foram agrupadas do seguinte modo: “supervisão clínica: importância e fatores que determinam o seu sucesso”; “papel do enfermeiro supervisor durante a supervisão clínica: perfil ideal”; “limitações da supervisão clínica: barreiras” e “uma supervisão clínica eficiente: estratégias a adotar”.
A qualidade da supervisão clínica é determinada por fatores que devem ser considerados para assegurar a sua eficiência. A implementação de processos supervisivos eficientes permite atender às necessidades dos enfermeiros recém-licenciados durante a transição para a prática profissional, aumentando a sua satisfação e vinculação à profissão. Desta forma, potencia-se o seu desenvolvimento profissional, promovendo ganhos em saúde inerentes à garantia de cuidados seguros e de qualidade.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0