Tecnologias Digitais Abertas para Dinamização da Leitura no 1º Ciclo
Resumo
Num contexto de desenvolvimento rápido das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e da revolução ocasionada pela Internet, os vários setores da sociedade sofreram uma transformação profunda. A informação veicula na Internet fomentando assim a construção de conhecimento assente na partilha e na colaboração, numa dinâmica de Educação Aberta e em rede.
A Educação Aberta, a proliferação de Recursos Educacionais Abertos e das Tecnologias Digitais Abertas, ao serviço de professores e alunos, vêm agora ampliar todas as formas de aprendizagem, tornando-se um desafio acompanhar esta evolução no espaço da sala de aula.
Neste artigo é apresentado o processo de criação de um REA (Recurso Educacional Aberto), dirigido sobretudo a professores do primeiro ciclo do Ensino Básico, que lhes possibilite a dinamização da leitura, dentro e fora da sala de aula, assente nas tecnologias digitais abertas e ferramentas da Web.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0