Tecnologias Digitais Abertas para Dinamização da Leitura no 1º Ciclo

Palavras-chave: Educação Aberta, Tecnologias Digitais Abertas, Professores, Ensino-Aprendizagem, Primeiro ciclo do Ensino Básico

Resumo

Num contexto de desenvolvimento rápido das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e da revolução ocasionada pela Internet, os vários setores da sociedade sofreram uma transformação profunda. A informação veicula na Internet fomentando assim a construção de conhecimento assente na partilha e na colaboração, numa dinâmica de Educação Aberta e em rede.

A Educação Aberta, a proliferação de Recursos Educacionais Abertos e das Tecnologias Digitais Abertas, ao serviço de professores e alunos, vêm agora ampliar todas as formas de aprendizagem, tornando-se um desafio acompanhar esta evolução no espaço da sala de aula.

Neste artigo é apresentado o processo de criação de um REA (Recurso Educacional Aberto), dirigido sobretudo a professores do primeiro ciclo do Ensino Básico, que lhes possibilite a dinamização da leitura, dentro e fora da sala de aula, assente nas tecnologias digitais abertas e ferramentas da Web.

Publicado
2019-10-08
Como Citar
Caparica, J., & Nobre, A. (2019). Tecnologias Digitais Abertas para Dinamização da Leitura no 1º Ciclo. Indagatio Didactica, 11(1), 255-268. https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5674
Secção
Tecnologias da informação em educação