Avaliação sumativa das aprendizagens em Física no 1º ciclo do ensino secundário através de provas escritas – o caso de uma escola pública do município de Lubango (Angola)
Resumo
Este artigo surge da importância que as provas escritas têm no sistema de avaliação das aprendizagens em Angola, e da responsabilidade acrescida dada aos professores na sua elaboração, como consequência da reforma curricular no País iniciada em 2001. São objetivos do estudo (i) analisar um conjunto de provas escritas de Física, do 1º ciclo do ensino secundário/ES de uma escola pública da cidade do Lubango, e (ii) propor recomendações que potenciem a qualidade das mesmas. Para o efeito foi desenvolvido um instrumento de análise/IA com base num referencial teórico, normativo e contextual, emergente (a) da revisão de literatura sobre avaliação das aprendizagens, ensino das ciências/Física e provas escritas de Física, (b) de normativos sobre o sistema de avaliação em Angola e, no sentido de contextualizar as provas, (c) da análise dos objetivos de aprendizagem dos programas oficiais de Física do 1º ciclo do ES (7ª, 8ª e 9ª classes). O IA foi usado na análise do corpus recolhido (70 provas de Física referentes aos anos letivos 2015, 2016 e 2017). Os resultados sugerem que as provas analisadas se centram essencialmente em conhecimentos substantivos, não são dirigidas à avaliação de dimensões da literacia científica e são, de forma geral, descontextualizadas do quotidiano. Nesse sentido, recomenda-se o desenvolvimento de ações formativas dirigidas ao desenvolvimento de competências de professores sobre elaboração de provas escritas à luz de referentes nacionais e internacionais.
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