Correlações entre as conceções sobre as atividades práticas na “gestão sustentável dos recursos” e as características dos professores
Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar se as conceções dos professores portugueses sobre a importância das atividades práticas (AP) influenciam a sua implementação no ensino e aprendizagem da unidade curricular “Gestão sustentável dos recursos”, incluída no programa da disciplina de Ciências Naturais do 8.º ano de escolaridade. Participaram 58 professores de Biologia e Geologia a lecionar em escolas do ensino público português. O instrumento utilizado foi um inquérito por questionário. Os resultados indicaram que as conceções dos participantes sobre a importância das AP não se correlacionam com o género, o tempo de serviço e a formação inicial. Os participantes pertencentes aos grupos etários mais elevados valorizaram mais a planificação das AP. As conceções acerca da importância das AP estiveram significativamente relacionadas com as estratégias adotadas, a frequência da implementação de AP no ensino dessa unidade curricular e a formação contínua. Os participantes que consideraram as AP importantes no ensino das Geociências apresentaram maior satisfação com a sua implementação.
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