¿Qué Debilidades-Amenazas y Fortalezas-Oportunidades perciben futuros maestros de infantil al iniciar la estrategía de Aprendizaje Basado en Proyectos en el contexto del Huerto Ecológico Universitario?

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos, análise DAFO, avaliação, formação inicial dos professores, jardim

Resumo

No presente trabalho são apresentadas as Dificuldades-Ameaças (D-A) e Pontos Fortes Oportunidades (F-O) percebidas por 41 alunos do Curso Graduado em Educação Infantil ao iniciar a Estratégia de Aprendizagem Baseada em Projetos usando o Jardim Ecológico da Universidade, como contexto de aprendizagem. A matriz DAFO é utilizada na fase inicial da estratégia como instrumento de avaliação diagnóstica para despertar o interesse dos alunos no assunto do jardim e negociar o tema do projeto e o produto final do mesmo. A principal dificuldade detectada pelos alunos foi o tempo limitado que têm para desenhar e criar um pomar na Faculdade (55,2%). Entre as ameaças, predominam a segurança no jardim (43,9%) e os fatores climatéricos (31,8%). Relativamente aos pontos fortes, os estudantes destacam sobretudo a sua capacidade para trabalhar em equipa e de forma cooperativa (45,2%). Como oportunidades, identificam a aprendizagem profissional e pessoal que o PBL lhes permitirá adquirir (29,9%) e a possibilidade de organizar atividades educativas no pomar com escolas para crianças (24,7%). Do ponto de vista quantitativo, os aspectos positivos (F-O) foram ligeiramente superiores aos negativos (D-A), levando à decisão consensual de se iniciar o projeto em torno do HEU. A análise DAFO permitiu ainda propor ações entre alunos e professores para orientar o desenvolvimento do projeto, evidenciando assim a utilidade da Matriz SWOT como ferramenta de avaliação que favorece a participação ativa dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem de acordo com o EEES.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-08
Como Citar
Aragón, L. (2019). ¿Qué Debilidades-Amenazas y Fortalezas-Oportunidades perciben futuros maestros de infantil al iniciar la estrategía de Aprendizaje Basado en Proyectos en el contexto del Huerto Ecológico Universitario?. Indagatio Didactica, 11(1), 169-190. https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5650
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática