La integración curricular de contenidos científicos en la formación profesional de estudiantes cubanos de Ingeniería Agrónoma

  • Jorge Luis Mena-Lorenzo Universidad Hermanos Saíz Montes de Oca, Pinar del Río, Centro de Estudios de las Ciencias de la Educación https://orcid.org/0000-0003-1364-6524
  • Juan Alberto Mena-Lorenzo Universidad Hermanos Saíz Montes de Oca, Pinar del Río, Centro de Estudios de las Ciencias de la Educación
Palavras-chave: Integração de conteúdos científicos, Engenharia Agronómica

Resumo

O estudo concentra a sua atenção na integração curricular de conteúdos científicos como uma qualidade essencial para a formação profissional de estudantes cubanos de Engenharia Agronómica. Partimos de uma aproximação à evolução histórica do constructo até identificarmos as suas tendências fundamentais. As potencialidades do currículo para a integração de experiências sócio-científicas e sócio-profissionais provenientes das ciências básicas (física, química, matemática e biologia) são declaradas. Foram utilizados métodos teóricos (o histórico-lógico, o modelador, o sistémico-estrutural-funcional, o analítico-sintético, o indutivo-dedutivo); e a revisão de documentos como método empírico. A pesquisa foi descritiva e assumiu uma abordagem mista. A análise permitiu verificar a crescente tendência para a necessidade de fortalecer este processo, uma vez que tem sido um problema não resolvido na formação integral de profissionais desta especialidade.

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Publicado
2019-10-08
Como Citar
Mena-Lorenzo, J., & Mena-Lorenzo, J. (2019). La integración curricular de contenidos científicos en la formación profesional de estudiantes cubanos de Ingeniería Agrónoma. Indagatio Didactica, 11(1), 151-168. https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5647
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática