Análise de Situações de Estudo desenvolvidas por licenciandos de Química em um programa de formação docente

  • Sandro Lucas Reis Costa Departamento de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0003-4199-9810
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Departamento de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0002-0638-3036
Palavras-chave: situação de estudo, formação docente, química

Resumo

Neste artigo apresentamos e discutimos Situações de Estudo (SE) elaboradas e desenvolvidas por licenciandos de Química, de uma universidade do sul do Brasil, participantes de um programa nacional de formação docente. A SE pode ser compreendida como uma proposta de organização curricular que busca romper com a linearidade e a fragmentação dos conteúdos em sala de aula, em sua construção privilegia-se a questão da significação conceitual em que atividades são organizadas levando em consideração o contexto das situações vivenciadas pelos estudantes. Neste estudo, detalhamos as etapas das SE planejadas e desenvolvidas por estudantes de um curso de licenciatura em Química, participantes de um programa de formação docente, buscando destacar as potencialidades das SE ao serem desenvolvidas em escolas da Educação Básica. Ao longo do artigo também investigamos se cada etapa atendeu aos objetivos propostos como mencionado nos referenciais teóricos dessa organização de ensino. Diante das análises realizadas destacamos as contribuições para a educação científica ao empregar a SE como uma forma de sistematizar o ensino de alguns conceitos químicos.

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Biografia do Autor

Sandro Lucas Reis Costa, Departamento de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina




Publicado
2019-10-08
Como Citar
Costa, S., & Broietti, F. (2019). Análise de Situações de Estudo desenvolvidas por licenciandos de Química em um programa de formação docente. Indagatio Didactica, 11(1), 131-150. https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5644
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática