Situação Didática Profissional: um exemplo de aplicação da Didática Profissional para a pesquisa objetivando a atividade do professor de Matemática no Brasil
Resumo
A Didática Profissional, com origem na França nos anos de 1990, possui seus fundamentos e interesses originais endereçados para os fenômenos da aprendizagem dos adultos, com olhar especial endereçado pelo cenário das atividades laborais, desenvolvidas no e a partir do trabalho. A Didática Profissional possui uma perspectiva diferenciada para a compreensão dos fenômenos cognitivos e sua evolução, mediante uma situação profissional. Por outro lado, a Didática da Matemática possui décadas de tradição e desenvolvimento de estudos no Brasil, não obstante, observamos que a Didática da Matemática não desenvolveu ainda um trato teórico-conceitual pormenorizado a respeito da atividade profissional do professor de Matemática. Dessa forma, o presente trabalho apresenta uma perspectiva teórica de complementaridade visando propugnar a definição da noção de situação didática profissional. Assim, a situação didática profissional poderá auxiliar na compreensão dos fenômenos derivados das situações de aprendizagem profissional por parte do professor de Matemática, objetivando a sua competência profissional e contribuindo no acréscimo de conhecimentos sobre o seu papel social e função, mediante o desenvolvimento de pesquisas expressivas no Brasil.
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