O recurso à magia matemática para aumentar a motivação dos estudantes nas aulas de Matemática

Palavras-chave: matemática, educação matemática, matemática recreativa, magia matemática, ensino superior

Resumo

Um dos problemas identificados no fracasso do processo de aprendizagem da Matemática é a falta de motivação que os estudantes sentem em relação à disciplina. Sendo evidente que é imperativo que o processo de ensino da Matemática se torne mais estimulante, tendo em conta a sociedade moderna e os interesses dos estudantes, as autoras desenvolveram diversas estratégias para aumentar o interesse e promover o sucesso dos estudantes relativamente à Matemática. Assim, decidiram, nas suas aulas, recorrer a truques de magia matemática para aumentar a motivação dos estudantes, cativando-os e estimulando o seu interesse pela Matemática. Neste artigo, é apresentado um estudo de caso para avaliar como a magia matemática pode contribuir para aumentar a motivação dos estudantes para aprenderem Matemática. Para desenvolver a experiência referida, privilegiaram-se as técnicas de inquirição, observação direta e análise de documentos e os seguintes instrumentos: questionários e respetivas grelhas de análise; produções de uma bateria de tarefas de natureza diversificada e notas de campo. A análise dos dados recolhidos permite concluir que o recurso a truques de magia matemática em contexto de sala de aula, com o intuito de motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática, se revelou eficaz.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-08
Como Citar
Pais, S., & Hall, A. (2019). O recurso à magia matemática para aumentar a motivação dos estudantes nas aulas de Matemática. Indagatio Didactica, 11(1), 87-102. https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5632
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática