Explicações (im)perfeitas para Pretérito Perfeito e Imperfeito – algumas propostas didáticas em Português Língua Estrangeira

  • Judite Carecho Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, CELGA-ILTEC
  • Anabela Fernandes Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, CEIS20
  • Rute Soares Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, CELGA-ILTEC
Palavras-chave: PLE, uso de Pretérito Perfeito e Imperfeito, análise de erros, gramáticas, manuais didáticos

Resumo

Este artigo parte da análise de um corpus de textos escritos por aprendentes de diferentes níveis (A2, B1, B2 e C1) e diversas línguas maternas, em contexto de ensino formal em Portugal. Os erros detetados no uso de Pretérito Perfeito Simples (PPS) e Pretérito Imperfeito (PI) mostram que mesmo alunos de nível mais avançado têm dificuldade em usar estas formas verbais, em especial o PI, embora tenham tido contacto com explicações sobre regras de uso. A análise das explicações contidas num conjunto de manuais e gramáticas revela algumas imprecisões de formulação que podem induzir os alunos em erro, bem como lacunas que comprometem um emprego eficaz destes tempos verbais na produção de texto. Com base na informação necessária para corrigir os erros analisados, são sugeridos princípios para a explicação do uso destas formas verbais, sintetizando-se aspetos positivos e negativos dos manuais e gramáticas analisados, bem como reflexões didáticas sobre o treino deste tópico.

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Publicado
2019-10-08
Como Citar
Carecho, J., Fernandes, A., & Soares, R. (2019). Explicações (im)perfeitas para Pretérito Perfeito e Imperfeito – algumas propostas didáticas em Português Língua Estrangeira. Indagatio Didactica, 11(1), 69-86. https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5626
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática