A progressão na escrita de fábulas: estudo longitudinal no Ensino Básico

Palavras-chave: géneros textuais, fábula, produção escrita, Ensino Básico

Resumo

Este texto foca o desenvolvimento da produção escrita, em contexto de formação de professores (Pereira & Cardoso, 2013) para o ensino da escrita de determinado género textual (Pereira, 2014). Não existem muitos estudos longitudinais sobre a análise de textos enquadrados no mesmo género textual (Gouveia, 2013) e muitos destes estudos não coincidem no reconhecimento de que os alunos evoluem e em que dimensões (Moura, 2012). Do ponto de vista da Didática, parece-nos importante analisar os escritos dos alunos antes e depois de um programa de intervenção, no sentido de se legitimarem procedimentos de ensino por via de Sequências de Ensino/Didáticas. No caso em estudo, o processo formativo centrou-se essencialmente na formatação genérica da fábula e um dos nossos objetivos centrais é analisar produções iniciais e finais de alunos de 4.º, 6.º e 8.º anos e compreender como o trabalho didático sobre este género textual permitiu melhorar o seu desempenho. Colocamos a hipótese de que o trabalho orientado pelo género se traduz numa melhoria da qualidade textual e do efeito de genericidade (Beacco, 2013; Adam, 2014) e, assim, analisámos os textos de três turmas, uma de cada nível de escolaridade do Ensino Básico (EB), procurando encontrar diferenças entre as duas versões, ao nível de alguns parâmetros de género: plano do texto; processo enunciativo; formas de presença/ausência da moral; características do narrador e das personagens. Por contraste, apresentaremos igualmente resultados de três turmas ditas “grupos de controlo”, isto é, alunos do mesmo agrupamento cujos professores não participaram na referida formação.

Publicado
2019-10-08
Como Citar
Coimbra, R., Pereira, L., & Cardoso, I. (2019). A progressão na escrita de fábulas: estudo longitudinal no Ensino Básico. Indagatio Didactica, 11(1), 49-68. https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5614
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática