Una didáctica para el estudio del benceno en productos de consumo masivo: aprendizaje con participación ciudadana

  • Jhon Fredy Pulgarín Posada Universidad de Antioquia
  • José Joaquín García García Universidad de Antioquia
Palavras-chave: Solução de problemas, consumo; benzeno, educação científica, participação cidadã

Resumo

A finalidade da pesquisa é projetar e testar uma estratégia de ensino com base no processo de resolução de problemas relacionados com produtos de consumo para uso diário, produtos esses em que estão presentes várias substâncias benzénicas. Tal estratégia de ensino apoia-se em controvérsias Sócio-Científicas (CSC) e propõe ainda a realização de ações sociais e políticas. Esta estratégia é parte da perspectiva da Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e os seus objectivos são a melhoria nos alunos a aprendizagem conceitual em Química Orgânica e aumentar os níveis de participação dos cidadãos, a fim de melhorar a qualidade de vida nas suas comunidades e de levar a uma mudança nos hábitos de consumo.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Pulgarín Posada, J. F., & García García, J. J. (2016). Una didáctica para el estudio del benceno en productos de consumo masivo: aprendizaje con participación ciudadana. Indagatio Didactica, 8(1), 1247-1266. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.5311
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos