Articulação Freire-CTS: elaboração de uma proposta sobre água

  • Raimunda Leila José da Silva Universidade de Brasília
  • Roseline Beatriz Strieder Universidade de de Brasília
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Articulação Freire- CTS, Ensino Fundamental

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar reflexões sobre uma estratégia para o processo de definição e articulação dos temas aos currículos escolares, em propostas de ensino centradas numa perspectiva Freire-CTS. Essa estratégia, balizada em Strieder (2008), envolveu três etapas. Na primeira, referente à definição do tema, foram considerados como critérios, os conhecimentos e percepções da professora/pesquisadora sobre a realidade com a qual a escola se encontra; na segunda, voltada à delimitação dos objetivos, aconteceu uma intervenção educativa visando conhecer concepções dos alunos e percepções da comunidade sobre o tema definido na etapa anterior; e na terceira etapa, destinada à articulação temática, procedeu-se à análise de seis livros didáticos de Ciências para o 9º Ano do Ensino Fundamental (EF) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), buscando perspectivas e espaços para tratamento do tema no currículo escolar. Em síntese, a estratégia utilizada, balizada por uma articulação Freire-CTS, mostrou-se efetiva para a elaboração de uma proposta de ensino centrada no tema água, apresentada ao final deste trabalho.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Silva, R. L. J. da, & Strieder, R. B. (2016). Articulação Freire-CTS: elaboração de uma proposta sobre água. Indagatio Didactica, 8(1), 1211-1228. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.4739
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos