Comprensión pública de la química: tendencias y perspectivas de investigación a partir de la comprensión pública de la ciencia

  • Diana Lineth Parga Lozano Universidad Pedagógica Nacional; UNESP
  • Leidy Vanessa Mora Gutiérrez Universidad Pedagógica Nacional
Palavras-chave: Compreensão Pública da Ciência, Compreensão Pública da química, impacto socioambiental

Resumo

Este trabalho apresenta avanços de uma investigação que está sendo desenvolvida no Mestrado
em Ensino de Química da Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá. O objetivo foi analisar tendências e perspectivas de compreensão pública da ciência e da química, tendo em conta o seu impacto social e ambiental no contexto europeu e anglo-saxónico em comparação com a América Latina. Para tal, está sendo desenvolvida uma análise de conteúdo de revistas que foram publicadas sobre este assunto entre 2010 e 2015. Os resultados preliminares demonstram que a linha de investigação Compreensão Pública da Ciência tem centrado a sua investigação na compreensão da ciência em geral, sendo poucos os estudos sobre a compreensão pública da química frente ao seu impacto sócio-ambiental. Dentro da linha foram identificadas seis categorias de análise: Comunicativa, educativa, Social, Cultural, Histórica e Ético-moral. Neste artigo são
enfatizados os resultados da categoria Comunicativa e suas subcategorias.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Lozano, D. L. P., & Gutiérrez, L. V. M. (2016). Comprensión pública de la química: tendencias y perspectivas de investigación a partir de la comprensión pública de la ciencia. Indagatio Didactica, 8(1), 1189-1210. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.4732
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos